SOBRE O CURSO

IBGE – RECENSEADOR E AGENTE

Carga horária: 70 horas
Investimento: R$ 197,00 à vista ou 12x R$ 19,19

Curso Online IBGE – RECENSEADOR E AGENTE CENSITÁRIO

Matérias: 

Língua Portuguesa |Matemática | Raciocínio Lógico | Noções de Administração e Situações Gerenciais | Conhecimentos Técnicos


CONHECIMENTOS GERAIS E ESPECÍFICOS

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

RACIOCÍNIO LÓGICO QUANTITATIVO: 1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação. 3 Diagramas lógicos. 4 Aritmética. 5 Leitura e interpretação de tabelas e gráficos.

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: 1 Código de Ética do IBGE (disponível para download nos endereços eletrônicos https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98031.pdf e http://www.cebraspe.org.br/concursos/ibge_20_agente 2 Lei nº 8.112/1990 e suas alterações (art. 116, incisos I a IV, inciso V, alíneas a e c, incisos VI a XII e parágrafo único; art. 117, incisos I a VI e IX a XIX; art. 118 a art. 126; art. 127, incisos I a III; art. 132, incisos I a VII, e IX a XIII; art. 136 a art. 141; art. 142, incisos I, primeira parte, II e III, e §1º a §4º).

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO/ SITUAÇÕES GERENCIAIS: 1 Aspectos gerais da administração. Organizações como sistemas abertos. 2 Funções administrativas. 2.1 Planejamento, organização, direção e controle. 3 Motivação, comunicação e liderança. 4 Processo decisório e resolução de problemas. 5 Noções básicas de gerência e gestão de organizações e de pessoas. 6 Eficiência e funcionamento de grupos. O indivíduo na organização: papéis e interações. Trabalho em equipe. Equipes de trabalho. 7 Responsabilidade, coordenação, autoridade, poder e delegação. 8 Avaliação de desempenho. 9 Compromisso com a qualidade nos serviços prestados.

CONHECIMENTOS TÉCNICOS: 1 Conhecimentos técnicos aplicados no Censo Demográfico 2021 (Apostila – “Estudos dos Conhecimentos Técnicos” disponível no endereço http://www.cebraspe.org.br/concursos/ibge_20_agente para download. O mesmo conteúdo da Apostila está disponível em Curso EAD on-line no site https://censo2021.ibge.gov.br/sobre/treinamento-21.html).

 

MATEMÁTICA: 1 Números reais. 1.1 Operações e problemas. 2 Porcentagens. 2.1 Problemas que envolvem cálculo de percentuais. 3 Função do 1º grau. 3.1 Representações algébrica e gráfica. 4 Grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais. 5 Resolução de equações do 2º grau. 6 Unidades de medida (de comprimento, volume, capacidade, tempo, massa, temperatura e área) e resolução de problemas envolvendo grandezas (comprimento, volume, capacidade, tempo, massa, temperatura e área). 7 Problemas envolvendo o cálculo de área e perímetro de figuras planas e volume. 8 Leitura de mapas e plantas baixas. 9 Localização e movimentação utilizando mapas e plantas baixas. 10 Leitura e interpretação de tabelas e gráficos.

Dorival Conte Junior (Língua Portuguesa)

Desde 1998, além de me dedicar ao preparo de material de língua portuguesa, destinado exclusivamente para concursos públicos, também ministro aulas preparatórias tanto presenciais, como a distância. Ex-servidor público Estadual e Federal. Formado em letras, com bacharelado em língua portuguesa e língua inglesa, com especialidade em EAD. Possuo formação jurídica, com especialidade em direito penal e processual penal.


 

Ricardo Sampaio ( Matemática)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal com área de concentração na Formação Docente e de Gestores e linha de pesquisa Formação Docente e Profissionalidade, possui ainda graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Santos e Bacharelado em Direito pela ESAMC-Santos, com pós graduação em Direito Empresarial.


Fábio Augusto (Informática)

Graduado e Licenciado em Ciência da Computação. Experiência em escolas particulares como professor de Informática da Educação Infantil ao Ensino Médio. Professor de Informática na empresa Central de Concursos, promovendo aulas para os cursos acadêmicos voltados para os grandes concursos de âmbito nacional. Docente do curso livre de Excel no Senac – Unidade Santo Amaro. Atribuo o uso do computador como ferramenta para auxiliar os alunos nas atividades diárias e, principalmente, na descoberta de novos conhecimentos. Amplo conhecimento de hardware (montagem, atualização, substituição de componentes, etc.) e de software (Sistemas Operacionais nas plataformas Windows 9x, Windows Me, Windows 2000, Windows XP, Windows 2003 Server, Windows Vista, Windows 7, 8 e 10; redes e segurança de redes). Certificação MCP em Windows. Conhecimentos de Robótica. Inglês intermediário.
Em busca de oportunidades na área da educação.


Cristiano Silva (Noções de Administração | Ética e Conhecimentos Técnicos)

Atuação na área de Docência, com experiência na orientação à aprendizagem do aluno. Matérias voltadas à Gestão/Administração, transmitindo os conteúdos em explicações, e outras técnicas didáticas para desenvolvimento das habilidades necessárias à aprovação.

Matérias: Administração Geral / Administração Pública / Administração Financeira e Orçamentária / Administração de Recursos Materiais / Gestão de Pessoas / Marketing / Atendimento / Técnica de Vendas / Arquivologia / Lei de Acesso à Informação e Ética na Administração Pública

 

Quando poderei começar?
O curso já está disponível e você terá acesso assim que o pagamento da matrícula for confirmado.


Qual a duração do curso?
O curso possui o equivalente a 80 horas de aulas.


Por quanto tempo poderei acessar o curso?
Você poderá acessar o curso durante 6 meses, começando a contar a partir do dia que sua matrícula for validada e o acesso ao curso liberado. Podem haver limites de acesso à recursos práticos online, caso existam. Verifique os prazos na descrição do curso acima.


Quais são as formas de pagamento?

O pagamento pode ser efetuado via Boleto bancário ou Cartão de crédito. O pagamento poderá ser dividido em até 12 vezes, dependendo do valor, no cartão de crédito. No pagamento a prazo podem incidir juros por parcela. Caso você esteja procurando outra forma de pagamento, entre em contato conosco.


Posso fazer o curso estando fora do Brasil?

Sim, você poderá acessar a plataforma de qualquer lugar do mundo. Para efetuar o pagamento de fora do Brasil, utilize um Cartão de crédito internacional.


AULAS DEMONSTRATIVAS